quarta-feira, 6 de abril de 2016

O HOMESCHOOLING E O MITO DA SOCIALIZAÇÃO

 

Há alguns mitos que quase se universalizam como verdade quando se pensa sobre o homeschooling, e um deles é que as crianças educadas em casa têm problemas com a socialização.

Nada poderia ser mais distante da verdade. Primeiramente, porque a sociedade foi criada por Deus numa unidade orgânica, ajustada e interativa chamada: família!

Ao contrário do que dizem os gurus da educação, a escola não ajuda as crianças a se "socializar", mas a fazê-las afeitas a grupos divididos por idade, de onde outras micro-divisões são criadas. Portanto, a proposta tão linda de socialização termina por ensinar os filhos a criação de guetos e, por fim, como vemos na sociedade hoje, se tornam, via de regra, anti-sociais.

Não é difícil de crianças que crescem nas escolas não sabendo interagir com adultos, tendo dificuldade de relacionamentos e até mesmo se afastado dos próprios pais e outros familiares.

Esse fenômeno vai adiante e lota os asilos, as casas de cuidado de idosos, quando não há abandonos completos ao ponto de avós, pais e filhos tantas vezes se relacionarem apenas hipocritamente.

Diferente dessa proposta segmentária, a educação em casa ensina a socialização assim como ela foi idealizada por Deus. Pais e filhos se interrelacionam numa perspectiva criada, planejada e ensinada por um Deus que entende de relacionamento desde antes da existência do mundo. Pois mesmo sendo apenas um Deus, Ele é tri-pessoal, oferecendo um relacionamento perfeito entre Pai, Filho e Espírito Santo.

Esse Deus, que entende desde a eternidade de relacionamento perfeito, fez o homem, viu que não era bom que ele estivesse só, fazendo-lhe uma auxiliadora idônea, ordenando-lhes que se multiplicassem e enchessem a terra de filhos. Estava assim criada a sociedade, e com ela, a perfeita socialização.

Agora, de forma prática, vemos nossos filhos crescerem sendo educados em casa, não apenas sendo absolutamente sociáveis e alegres com crianças de suas idades, mas com crianças das idades dos irmãos, conversando com adultos, respeitando os idosos, cuidando dos bebês; interagindo com ricos e pobres, negros e brancos, homens e mulheres, religiosos e ateus, nordestinos e sulistas.

Enfim, o homeschooling, na verdade, expõe de forma clara, que a escolarização, em lugar de ajudar a socializar os indivíduos, tem antes ajudado a promover o sectarismo e o separatismo, bem o contrário daquilo que o mito tenta propor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário