terça-feira, 12 de abril de 2016

A EDUCAÇÃO DOMICILIAR CLÁSSICA


Uma das grandes vantagens da Educação Domiciliar é que os pais determinam a que tipo de abordagem educativa seus filhos serão submetidos. Hoje, gostaria de defender a Educação Clássica como um método excelente para o ensino.

Poderíamos iniciar essa abordagem de forma pragmática, mostrando como os grandes pensadores que transformaram o mundo ao longo dos anos, foram educados de forma clássica. De Agostinho a Karl Marx, do Apóstolo Paulo a Kant, de Sócrates a Descartes, de Platão a Calvino; o mundo mudou através das lentes treinadas desde a infância pelo trivium! Vou explicar o que isso significa. 

Conquanto muitos pensadores pagãos tenham sido grandemente impactado por esse modelo, a sua essência é aprendida nas Escrituras do Antigo Testamento. Quando o povo de Israel estava recebendo,  por herança, a terra prometida, Moisés os conclamou "inculcar" a Lei aos seus filhos (Dt. 6:6-9).

Essa é a primeira fase da vida das crianças. Onde de forma clássica elas aprendem, memorizam, decoram, esponjam todas as informações que lhes são passadas, pois suas mentes foram designadas dessa forma pelo Criador.

Não é sem razão que os governam, especialmente os que desejam se perpetuar no poder, diminuem cada vez mais a idade das crianças nas escolas, pois, quanto mais cedo, mais informações podem colocar nas cabeças delas, sem que sequer seus pais percebam o que está acontecendo, pois suas mentes nessa idade gravam quase todas as informações que recebem, ainda que elas não entendam os porquês!

O grande desafio de educar em casa nessa fase, é para que as informações que serão esponjadas pelas nossas crianças, sejam aquelas que estão de acordo com a nossa cosmovisão, e não com os valores de uma sociedade cada vez mais plural e relativista. 

Na segunda fase, os porquês começam a aparecer; a gramática dá lugar à dialética, ou seja, as crianças buscam as razões pelas quais elas aprenderam tantas coisas. 

Nas palavras de Moisés, haverá um dia em que, mais tarde, os filhos perguntarão o que significam as coisas que eles aprenderam (Dt. 6:20...).

Nesse momento, o trabalho dos pais será apontar, de forma lógica, para as verdades estabelecidas naquilo que os filhos aprenderam, em todas as áreas: matemática, ciência, história, linguística... o mundo se abre diante deles para que possam ter compreensão de fatos que estão armazenados em suas consciências em formação. 

Há quem possa pensar que isso é uma forma de manipulação das mentes das crianças, mas o fato é que elas aprenderão o que lhes for ensinado. O que a doutrinação de Piaget e seus adeptos ensina é uma farsa, pois ao afirmar que a criança constrói o seu próprio conhecimento, ou a sua própria verdade, o seu método também inculca aquilo que é natural no coração humano, pois não existe a neutralidade sonhada pelos educadores construtivistas - ainda que eles não percebam que estão doutrinando as crianças de forma anti-teísta.

Portanto, o que você inculcou, agora passa a fazer sentido. Mas isso ainda não é tudo; pois nada adianta conhecer a verdade, se você não sabe usá-la em benefício do outro, da sociedade, da família; ou então se seu conhecimento é meramente intelectual e você não tem a capacidade de defendê-lo ou de aplicar na sua própria vida, guiando as suas próprias escolhas.

Daí surge a terceira fase do trivium, quando seu filho, que tem as informações e agora as compreende, passa ao que chamamos de retórica, ou o uso aplicativo das informações e conteúdos.

Moisés também deu alguns exemplos disso (Dt. 7) e nós devemos entender que essas escolhas, baseadas nas verdades aprendidas, preparou os filhos dos israelitas para as gerações seguintes de judeus; assim como nós desejamos que nossos filhos e netos herdem uma sociedade, uma igreja e uma família com os valores estabelecidos por Deus em Sua Lei: "amando a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a si mesmo".

No fim das contas, as crianças educadas pelos pais de forma clássica, devem partir para as universidades, não simplesmente para se deixarem vender pelas ideias estabelecidas por uma sociedade caída que tem atraído e sugado tantos crentes despreparados no sistema desse mundo; mas para influenciar o mundo, "respondendo a cada um que pedir a razão da esperança que há" neles.

O desafio de educar os filhos é enorme, mas quando o Senhor idealizou o mundo, ele colocou os pais para guiarem os seus filhos no Caminho a seguir, dando aos filhos, uma mente aberta para aprender,  em seguida pronta para entender, e finalmente preparada para "colocar o mundo debaixo dos seus pés"!

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