quinta-feira, 17 de março de 2016

Homeschooling - Primeiro Semestre

Depois de pensar muito no papel que temos no desenvolvimento dos nossos filhos em todas as áreas e a responsabilidade dada por Deus a nós, como pais, de educá-los nos caminhos do Senhor, nos vimos diante do grande desafio de iniciarmos a educação em casa!
Primeiro, deixe-me dizer que analisamos muitas escolas, e, mesmo com boas opções, sempre há algumas coisas que precisaríamos desconstruir. Como nossos filhos estão em idades de receber informações e 'esponja-las', entendemos que esse filtro seria nutrido por nós, em casa.
Com dificuldades e lágrimas, mas com coragem e esperança, passamos pelo primeiro mês, onde colocamos nossas impressões iniciais em um post anterior.
O que mudou, agora que encerramos o primeiro semestre? 
Em essência, nossas palavras seriam repetitivas: as crianças são outras e, diante do Senhor, estão muito mais sociáveis, extrovertidos e felizes do que antes; intelectualmente, mesmo usando uma segunda língua, vemos que Deus capacita sobremaneira e o nosso trabalho tem sido grandemente recompensado.
Encontramos outras vantagens, quando precisamos parar um ou dois dias por causa de doença ou viagem, nada é perdido do conteúdo, pois o avanço de cada um é individual; eles nem precisam acompanhar forçadamente uma turma que poderia ir adiante deles, e nem ser segurados por uma turma que não os acompanharia.
Nossas conversas em família também ganharam muito em qualidade. Os meninos hoje, mesmo vivendo a infância como nenhuma escola proporcionaria, com a pureza e o ambiente do lar, eles agora interagem com adultos, com conteúdos que crianças de suas idades normalmente não conversam: história, política, teologia, sexualidade (sadia e acompanhada de perto por nós), finanças... 
Nossa comunhão e cumplicidade também se agigantou. Eles entendem hoje coisas que nós não entendíamos na idade deles: a necessidade dos pais estarem sozinhos, as limitações orçamentárias que nos fazem tomar decisões normalmente não compreendida por crianças, mas agora eles não apenas suportam, como ajudam no que for necessário.
Claro que isso é um processo em construção, lógico que há momentos em que o cansaço e as dificuldades nos fazem ter saudade da escola; mas depois vem o choque de realidade e essa saudade vai embora, quando deitamos lado a lado e vemos que não há lágrimas e dificuldades que não sejam graciosamente colocadas por Deus na nossa vida, mas que no fim do dia, nos ajudam também a aumentar a nossa fé!
Afinal de contas não são apenas os filhos que se beneficiam com o homeschooling, mas nós, como casal e nossa casa como um todo crescemos ajudados pelo fato de sabermos que as palavras de Paulo podem ser adaptadas a nós, e, com ela, incentivamos tantos quantos desejarem tornar esse desafio e sonho, em realidade concreta:
"Sede firmes e constantes, sempre abundantes na obra do Senhor, sabendo que, no Senhor, o vosso trabalho não é vão." (I Coríntios 15:58)

3 comentários:

  1. E a socialização da criança com outras crianças, sem supervisão dos pais, para que desenvolvam a sua autonomia e individualidade? O que fazer?

    ResponderExcluir
  2. Prezado (Anônimo),
    Faremos um post específico sobre esse assunto logo logo, mas posso adiantar que a (não) socialização é uma das maiores falácias das críticas ao Homeschooling. Aguarde,

    ResponderExcluir
  3. Pastor sabe me informar se já existe um projeto de lei tramitando para que esse modelo de ensino seja permitido no Brasil?

    ResponderExcluir